
Seminário Internacional de Marketing e Comunicação, realizado durante o MaxiMídia 2009, nos dias 6,7 e 8 de outubro, no Teatro Alterosa, em Belo Horizonte.
Mais de 23 cidades participaram desse projeto via satelite.
Agora, as paletras dadas, com informações de algumas mais interessantes, com a quackpriscila que participou do seminário.
Dia 06/10 -
Assunto: O valor da idéia num mundo enlouquecedor pela concorrência.
Tópico: ''Os gráficos financeiros parecem comandar as ações das companhias hoje. Num mundo assim, qual o valor das idéias? Idéia é diferencial estratégico ou é um luxo sem valor, em mercados cada vez mais comoditizados?''
Com o Moderador: Roberto Justus - YeR, frases marcantes:
''As idéias mais fantásticas, são as mais simples e objetivas".
"Sempre teremos bons e mals clientes, que são os que ajudam e os que atrapalham. Sempre será assim''.
E os Palestrantes:
Maxi Anselmo - Santo(Argentina), ponto de vista:
''A idéia é TUDO! Deveriamos cobrar por nossas idéias e não por trabalho ou tempo gasto (como as prostitutas). E cada vez que aquela idéia for usada, ganhariamos por isso. Assim que deveria ser: Cobrar por idéias''.
André Laurentino - Lew'Lara/TBWA ponto de vista:
'' Ninguém paga por uma idéia que não chama atenção. Use algo que faça com que as pessoas lembrem, pode até não ter nada haver com a idéia central. Mas, que chame atenção do cliente e fique como marca registrada".
Sérgio Valente - DM9DDB, ponto de vista:
'' Idéia é alternativa de bussines, idéia é o produto, idéia é processo. Idéia é caminho diferente, é dizer o que ninguém mais disse''.
'' Devemos pensar como uma agência que quer ser grande. Se eu não sei o que devo fazer, e o que vou fazer, devo buscar e pocurar saber e ser o melhor''.
'' O trabalho da agência começa quando o produto esta no ar".
Assunto: 2014: Não chute, planeje seu ataque e garanta um gol de placa.
Tópico:''Vai ser no Brasil e isso muda tudo. Abre espaços para a ocupação pelas laterias e pelo miolo dos mercados. Depende do seu time e da sua estratégia. Entenda porque o futebol e a Copa do Mundo são geradores de oportunidades únicas para as marcas''.
Palestrante: J. Hawilla - Traffic, ponto de vista:
''Fiquemos atentos a 2014 ''Copa do Mundo'' no Brasil. Receberemos muitos turistas não apenas com intúito de assistirem os jogos, mais também para conhecerem o país e gatarem dinheiro.
Apesar do grande investimento, aguardamos o retorno maior do que o gasto. E somos nós, o pais inteiro que ganharemos com isso. Quem for esperto vai conseguir se sair muito bem''.
''Mas, uma questão muito importante foi levantada. Não basta apenas investirmos bilhões com melhorias no país para recebermos o resto do mundo, se os brasileiros não tem civilização, educação suficiente para isso. Devemos começar nos reeducar a partir de agora. Vamos colaborar. E que venha 2014! ''.
Debatedores: José Trajano - ESPN, Júlio Casares - S.P.F.C., Marcelo Pinto - Rede Globo, Paulo Saad - Bandsports.
Moderador: Cláudio Ferreira - Veja.
Assunto: Brand Bubble.
Tópico: '' Em “The Brand Bubble” John Gerzema e Ed Lebar mostram o que existe de mais novo nas teorias de construção de marca, de formação do valor intangível e de como esse processo é impactado pela nova realidade tecnológica dos processos de produção, de comunicação e dos processos decisórios do consumo''.
Palestrante: John Gerzema - YeR(EUA) ponto de vista:
''Com base em extensas análises do maior estudo de marcas do mundo, o Brand Asset Valuator (BAV), John e Ed identificam as causas e conseqüências do gap entre o superestimado valor de marca percebido pelo mercado financeiro em contraposição ao valor declinante percebido pelo consumidor. Além desse profundo e original diagnóstico, os estudos apontam ainda os possíveis caminhos para a construção de um valor de marca saudável e perene nos dias de hoje através, principalmente, da “Diferenciação Energizada”.
Debatedores: Luciana Feres - Coca Cola, Mauro Multedo - McDonald's e Dalton Pastore - ABAP
Moderador: Fernanado Jucá - Troiano Consultoria de Marca.
Dia 07/10 -
Assunto: Mercados Regionais:
Tópico: '' O país cresce forte nos mercados regionais. A economia se descentraliza e o poder dos grandes grupos de comunicação de cada uma dessas regiões do país se faz presente, indiscutível. E crescente, a cada ano que passa. A estratégia de negócios e de marketing desses conglomerados é vital para o país e um exemplo a ser analisado pela indústria da comunicação como um todo. Conheça os grandes cases e o grande sucesso de que faz bem feito fora do eixo Rio-São Paulo''.
Palestrante: Eduardo S.Melzer - Grupo RBS
Debatedores: Camilo Centeno - RBA (afiliada Band) e Orlando Xavier - Recorde
Moderador: Flavio Ferrari - IBOPE
Assunto: Implementando conceitos e inovando no mundo da comunicação.
Tópico: ''Há quem acredite que no mundo da comunicação nada se cria, tudo se copia. Que não há inovação, apenas reprodução. Será? Há conceitos e práticas de inovação na nossa indústria? Com a palavra''.
Debatedores: Flávia da Justa - Oi, Maria Luisa Lopez - Unilever, Paulo Castro -Terra.
Moderador: Marcelo de Salles Gomes, Grupo M&M.
Assunto: A Fronteira do Marketing: o Entretenimento de Marca e a Mídia Social.
Tópico: '' Como definir a essência de uma boa estratégia social, Como valorizar o programa social de uma marca, A distribuição de programas sociais, Como medir os resultados''.
Palestrante: Mike McGraw - Bigfuel (EUA).
Debatedores: João Daniel Tikhomiroff - Mixer, Gleidys Salvanha - Y&R
Moderador: Daniel Chalfon, MPM.
Dia 08/10 -
Assunto: Como planejar 2010?
Tópico: ''A crise passou ou não passou? É momento de cautela ou de ousadia? Voltaremos a crescer ou vamos navegar de lado? São questões vitais para quem, como todos nós, olha o planejamento de 2010 mais com incógnitas do que com soluções. Por isso, o MaxiMídia convidou quem tem, certamente, parte relevante das melhores respostas a tudo isso. Num cenário de incertezas, um olhar técnico e preciso pode fazer a diferença''.
Palestrante: Stephen Kanitz - Consultor.
Debatedor: Fernando Vieira de Mello - Grupo Bandeirantes, George Vidor - Infoglobo, Helio Kurovitz - Revista Época, Ricardo Gandour - Grupo Estado.
Moderador: Pyr Marcondes, Grupo M&M.
Assunto: Reservado para Profissionais: Como planejar onde tudo é mídia?
Tópico: ''Olhe a sua volta: tudo é mídia. E isso é bom para as marcas, porque as oportunidades de contato e acesso ao consumidor se ampliam. Mas amplia-se também o trabalho das agências e das áreas de marketing dos anunciantes em busca da gestão otimizada de tudo isso. Há fórmulas possíveis? Há melhores práticas? O que fazer?''.
Debatedores: Cristina Paslar - Mastercard, Gal Barradas - TV1, Mônica Carvalho - DM9DDB.
Moderador: Ken Fujioka, JWT.
Assunto: O Consumo na Próxima Década: O Brasil Como Protagonista das Tendências Globais de Comportamento e Consumo.
Tópico: ''A avalanche de informações torna cada vez mais complexo a leitura do mundo contemporâneo. Fica difícil entender o que é relevante, o que é efêmero, o que é um valor permanente e o que é um sinal repetido na sociedade. Neste cotexto, o Brasil tem uma oportunidade única de se apropriar de valores que já fazem parte do seu DNA e que estão alinhados com os cenários globais. Como conectar estas macro-tendências e posicionar estrategicamente sua marca e seu negócio?''.
Palestrante: Francesco Morace - Future Concept Lab (ITA).
Moderadora: Regina Augusto - Grupo M&M.
Para quem não pode comparecer ao projeto, aproveitem nossa matéria sobre MaxiMídia 2009.
Publiquem!!! "Piuquack Priscila"